Portal da Prefeitura de Curitiba

Mobilidade

Transporte eficiente é prioridade para Prefeitura e MCidades

07/11/2018 17:48:00

A finalização de projetos e o encaminhamento das obras para a melhoria do transporte público de Curitiba são as prioridades definidas pela Prefeitura com a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade (Semob) do Ministério das Cidades (MCidades). Em reunião com a equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta quarta-feira (7/11), o secretário nacional de Mobilidade, Inácio Bento de Morais Junior, e o diretor da pasta, Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida, avaliaram os projetos e as obras em curso com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Na sequência, os técnicos visitaram as obras da Linha Verde em andamento.

Estão no topo da lista de prioridades da Prefeitura a finalização da Linha Verde, projetos e obras do Ligeirão Norte-Sul e Leste-Oeste do Inter 2, que incluem a implantação e reconstrução de terminais de transporte. “O projeto do viaduto triplo da Victor Ferreira do Amaral já está encaminhado, faltando iniciar o encaminhamento dos projetos das alças do viaduto”, observou Cléver Almeida. O viaduto da Victor Ferreira do Amaral integra o lote 2.1 do trecho norte da Linha Verde. Os investimentos previstos na obra são de R$ 42 milhões.

Outro ponto da Linha Verde que deve ser encaminhado é o Sul-Sul, no trecho da Rua Izaac Ferreira da Cruz até o Contorno Sul, com extensão aproximada 1,8km. O custo estimado das obras é de R$ 37,5 milhões. A extensão da Linha Verde Sul localiza-se entre os bairros Pinheirinho e CIC e serve de acesso à parte sul da cidade, principalmente aos bairros Sítio Cercado, Umbará, Tatuquara e Campo de Santana e, ainda, a municípios da Região Metropolitana, como Araucária, Contenda, Lapa, Fazenda Rio Grande e Mandirituba.

As obras do programa PAC2 Mobilidade, com recursos a fundo perdido do Orçamento Geral da União contam com intervenções na Linha Verde, BRT (Leste-Oeste e Norte-Sul e terminais) e a melhoria operacional do Inter 2. São 25 obras das quais 18 já contam com Sínteses de Projetos Aprovados junto à Caixa Econômica Federal.

O secretário Inácio Bento de Morais Junior chegou na terça-feira (6/11) em Curitiba e assinou, durante cerimônia na Prefeitura conduzida pelo prefeito Rafael Greca, a autorização para o início das obras do lote 4.1 da Linha Verde. São 2,8 quilômetros de extensão do trecho final entre o Conjunto e o Atuba, na região norte da capital. Os trabalhos devem começar logo que o canteiro de obras fique pronto, o que deve acontecer até o fim deste ano. A previsão de conclusão das obras é de dois anos.

Visita

Também nesta quarta-feira (7/11), pela manhã, os representantes do Ministério das Cidades visitaram dois trechos da Linha Verde acompanhados do diretor de Pavimentação de Secretaria Municipal de Obras Públicas, Lívio Petterle Neto, do coordenador-geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) do Programa de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba, Paulo Roberto Socher, e do supervisor de Implantação do Ippuc, Sérgio Matheus Rizzardo,

O secretário Inácio Bento de Morais Junior e o diretor Cléver de Almeida verificaram o andamento das obras no trecho norte. No local da visita, estão ocorrendo as obras do lote 3.1, que partem do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral e seguem até o Conjunto Solar, e do lote 3.2, que compreende a construção da trincheira da Rua Fúlvio José Alice.

As intervenções garantirão mais segurança e maior fluidez do trânsito entre Bairro Alto e Bacacheri. “Tenho visitado obras de mobilidade urbana em todo o Brasil e pela primeira vez venho até a Linha Verde, em Curitiba. O trabalho está caminhando bem e num futuro próximo a população poderá usufruir dos benefícios proporcionados pela obra em sua totalidade”, disse o secretário Morais Junior.

A parte da tarde desta quarta-feira foi utilizada para a apresentação do sistema operacional da Linha Verde no trecho sul, que já está concluído. Morais Junior esteve na estação Fanny e foi com o ônibus Ligeirão até o terminal do Pinheirinho. O secretário teve uma mostra do funcionamento dos serviços prestados no eixo da via que corta Curitiba.

Mais lidas