Portal da Prefeitura de Curitiba

principal
  • miniatura

Atualize os dados

Sistema eSocial fará cruzamento de dados dos servidores

26/09/2018 10:10:00

As informações de cada um dos 30 mil servidores ativos, empregados públicos e comissionados da Prefeitura de Curitiba passarão pelo cruzamento de dados com outros sistemas do governo federal, como Imposto de Renda e contribuições previdenciárias. Por enquanto, isso acontece em forma de testes. A partir de janeiro, será obrigatório para todos os brasileiros.

A novidade faz parte do eSocial, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. "É por isso que todos os nossos servidores precisam fazer o recadastramento", informa a superintendente da Secretaria de Recursos Humanos, Luciana Varassin.

Ela explica que é necessária atualização de todos os dados. "Qualquer divergência no cadastro pessoal do servidor poderá impedir o pagamento dos salários, em decorrência de bloqueio determinado pelo eSocial", declara. "A falta de atualização de dados de um servidor compromete o pagamento dos demais", completa.

Dados simples, como o endereço apresentado na declaração do Imposto de Renda e o cadastrado na Prefeitura ou o sobrenome adotado no CPF e o utilizado na Secretaria de Recursos Humanos, devem ser rigorosamente os mesmos.

O prazo para que os funcionários da administração direta, autarquias e fundações do município façam o cadastramento termina no dia 5 de outubro. Ele é feito pela Internet, no portal RH 24 Horas.

As informações registradas no cadastro da Prefeitura de Curitiba precisam ser as mesmas informadas para a Receita Federal, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Mais lidas