Portal da Prefeitura de Curitiba

principal
  • miniatura

Novos saberes

Professores têm aula de campo nos monumentos do centro histórico

09/08/2017 15:06:00

Um grupo de professores e pedagogos da rede municipal de ensino percorreu o Centro Histórico de Curitiba nesta terça-feira (8/8). A visita pelas ruas estreitas, calçadas de paralelepípedos e antigas construções é parte da ação formativa da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba para que os profissionais vivenciem novas práticas e ampliem o repertório cultural dos estudantes.

“A proposta busca ampliar as reflexões sobre as questões relacionadas às investigações na perspectiva da Educação Histórica, concepção assumida no currículo do Ensino Fundamental. Também trabalhamos informações sobre a cidade de Curitiba, a partir do trabalho com diferentes fontes, e explicamos diferentes momentos da ocupação e do povoamento da cidade”, explica a professora Lilian Castex, integrante da Gerência de Currículo da Secretaria da Educação.

Entre torres, telhados e campanários de edificações do início do século, a visita dos professores percorreu ícones de Curitiba, como o Memorial da Cidade, Casa Romário Marins, Museu Paranaense, Ruínas de São Francisco, Solar do Rosário, Relógio das Flores e Fonte da Memória.

Os profissionais também receberam informações sobre encaminhamentos metodológicos, procedimentos de investigação, trabalho com fontes e referência para produção de narrativas que podem ser aplicadas em sala de aula ou em aulas de campo com os estudantes.

Um dos mais empolgados com a aula era o professor Vanderlei Silveira, da Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória. Morador na cidade há pouco mais de dois anos, Vanderlei seguiu atento cada informação dada no roteiro.

“Como professor e estudioso da temática, busquei nessa formação informações de ampliação histórico-cultural para os encaminhamentos com os estudantes e também para que eu possa conhecer de perto, não só os elementos pontuais da cidade, mas o valor que Curitiba tem para cada um dos habitantes”, destacou o professor.

Patrimônio

Este foi o segundo encontro da formação para os professores da rede municipal. Antes do roteiro a pé, os professores participaram de uma palestra com o historiador Hugo Moura Tavares, que destacou a relevância histórica e social do centro da cidade, que inicia oficialmente, durante o século 17.

Denominado também de setor histórico e popularmente conhecido como Largo da Ordem, o centro histórico representa o início da povoação do segundo planalto paranaense, onde foi oficialmente fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais em 1693. Esta região da cidade compreende o atual bairro do São Francisco e parte do centro de Curitiba.

Para o público

Além da formação para professores, a FCC também promove Ação Educativa com mediações de profissionais da área para estudantes.

As mediações são gratuitas de 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Setor Histórico da Cidade e no Museu Municipal de Arte, por meio de agendamento pelo telefone (41) 3321.3275 ou pelos e-mails: educativamuma@fcc.cutitba.pr.gov.br / educativasetorhistorico@fcc.curitiba.pr.gov.br .

Mais lidas