Portal da Prefeitura de Curitiba

principal
  • miniatura

Mérito Esportivo

Prefeitura homenageia atletas e instituições promotoras do esporte

15/12/2017 11:07:00

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) entregou nesta quinta-feira (14/12), no Canal da Música, os prêmios Mérito Esportivo 2017. Cerca de 600 pessoas lotaram o auditório para prestigiar o evento em homenagem a atletas e instituições que ajudaram a promover o esporte no município.

“Esse é um reconhecimento ao esforço e dedicação de cada um desses atletas, bem como instituições parceiras que ajudam a Prefeitura a disseminar práticas esportivas e saudáveis no município”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Na categoria alto rendimento receberam a honraria os atletas Athos Schwantes, atual campeão brasileiro de esgrima e integrante da delegação brasileira nas Olimpíadas 2016; o paratleta Claudiomiro Segatto, atual campeão brasileiro de tênis de mesa e bronze no Circuito Mundial 2017; e Márcia Cristina Alves, presidente da Associação de Ginástica Rítmica (Agir) e técnica da seleção brasileira.

A servidora Marilene Brandalise Baril, que recentemente se aposentou, também recebeu uma homenagem por todo o trabalho no fortalecimento da prática esportiva no município.

Escola + Esporte = 10

Em reconhecimento às parcerias firmadas para o desenvolvimento das atividades esportivas gratuitas em período de contraturno do programa Escola + Esporte = 10 (EE10), que neste ano apresentou um aumento de 62% de participação em relação a 2016, foi realizada homenagem para 32 entidades e associações de Curitiba.

“A parceria com o município é fundamental para o trabalho das entidades, fortalecendo nossa estrutura e permitindo que mais crianças tenham acesso aos programas e ações que irão ajudar no seu desenvolvimento cidadão”, disse Walber Martins de Paula, representante da Abba Promoção Social.

Criado no início de 2017, o EE10 é resultado de um trabalho intersetorial entre as secretaria municipais do Esporte Lazer e Juventude e da Educação para promover atividades de iniciação esportiva no município. Uma das grandes inovações do programa foi a criação de turmas nas escolas municipais de Curitiba, que ampliaram as atividades já promovidas nos Centros de Esporte e Lazer (CEL), Clubes da Gente, Centros da Juventude e espaços conveniados.

Atualmente, o EE10 conta com 512 turmas, sendo que 196 foram criadas em 2017. O programa oferece atividades em 28 modalidades diferentes. No final de setembro foi formalizado convênio com 32 entidades sociais, que abrirão mais 3.150 vagas para atividades do programa.

Competições

O Mérito Esportivo também foi marcado pela entrega dos troféus e medalhas para os campeões dos Jogos Estudantis, Desafio Xeque-Mate de Xadrez e Circuito de Corridas de Rua Adulto e Infantil promovidos pela Smelj.

“Esse evento coroa um ano muito bom do circuito de corridas de rua. Já participo há três anos e indico para todos que venham conhecer. Praticar esporte muda a nossa vida para melhor e tudo que busca incentivar e valorizar isso é muito bem-vindo”, disse Olizeu Xavier Marques, campeão do Circuito Adulto de Corridas de Rua.

Já a atleta Isabele Castro Siqueira, de 16 anos e integrante da equipe permanente de futsal de Curitiba, destacou que a Prefeitura abriu portas para o esporte. “Comecei por diversão e não parei mais. Foi algo que me ajudou a crescer como pessoa e agora estou treinando e participando de competições com a equipe permanente em busca do meu sonho de ir para o alto rendimento.”

Além dos atletas e representantes de entidades, também prestigiaram o evento a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler, e os vereadores Paulo Rink e Mestre Pop.

Mais lidas