Portal da Prefeitura de Curitiba

voltar

Prevenção

Prefeitura estimula população a se vacinar com nova campanha

24/09/2018 17:10:00

“Vacinar é proteção”. A Prefeitura de Curitiba iniciou, na última semana, uma campanha com este mote, com peças espalhadas em mobiliário urbano em toda a cidade. O objetivo é incentivar a população a se vacinar, independentemente da idade.

“O calendário das crianças é o maior e mais complexo, mas há vacinas específicas para todas as fases da vida”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Oliveira. Veja quais vacinas são necessárias para cada fase da vida neste link.

 

Leia mais:

 

De acordo com Oliveira, o Programa Nacional de Vacinação brasileiro é um exemplo mundial, mas a população precisa fazer a sua parte. “As vacinas estão disponíveis e são gratuitas. Basta as pessoas buscarem a unidade, para se proteger”, diz ele.

As vacinas são compradas e fornecidas pelo Ministério da Saúde a todos os municípios do país. Em Curitiba, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação estão disponíveis nas 110 unidades de saúde de Curitiba, que contam com sala de vacinação. O endereço das unidades e horário de funcionamento podem ser verificados neste link.

As unidades de saúde de Curitiba contam, inclusive, com as vacinas meningocócica C e tríplice bacteriana (DTP). A cidade recebeu uma nova remessa recentemente de meningocócica C, que protege as crianças da bactéria meningocóco C, que causa uma forma de meningite. A vacina é aplicada aos 3 e aos 5 meses de idade, com um reforço aos 12 meses.

Em relação à DTP, o Ministério da Saúde autorizou os municípios a usar a Penta, como reforço, caso seja necessário. A DTP protege contra difteria, tétano e coqueluche. Já a Penta protege contra essas três doenças e também meningite Hib e hepatite B.

Pelo calendário, normalmente, a criança toma a Penta aos 2, 4 e 6 meses. Depois, recebe um reforço com DTP aos 15 meses e aos 4 anos. Esse reforço, porém, segundo orientação do Ministério da Saúde, poderá ser tanto com a DTP, quanto com a Penta.  

Aplicativo Saúde Já

Para controle da carteira de vacinas e marcação de atendimento nas unidades de saúde, é possível usar o aplicativo Saúde Já Curitiba, disponível para Android (loja GooglePlay), iOS (loja AppStore) e também pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br

 

Compartilhe

Leia mais

Mais lidas