Portal da Prefeitura de Curitiba

• miniatura

Olhar Curitiba mostra a cidade noturna do fotógrafo Levy Ferreira

27/09/2017 18:01:00

O fotojornalista Levy Ferreira, 62, conta que começou a trabalhar com foto de “uns tempos para cá”. O que ele não conta é que esses “tempos” já somam 20 anos.

É o que diz o ditado popular: o tempo passa mais rápido quando a gente faz o que gosta. No caso de Levy, trocar o estresse da produção e edição de vídeo pelo fotojornalismo foi o ponto de virada.

“Eu queria trabalhar com menos estresse, fazendo o que gosto. Deu certo”, diz. Depois de 15 anos em diferentes emissoras, estados e até mesmo países Levy conseguiu ficar apenas com a foto e fincar o pé em Curitiba.

“Como diria o prefeito, ‘Curitiba é bela!’ (risos). Aqui todos os lugares são ricos em foto”, diz.

As imagens que mais gosta de compor são ao final da tarde ou à noite. O resultado são paisagens bucólicas e noturnas. “Fotografia é o trabalho com a luz, mas é com ‘pouca’ luz que saem as melhores fotos”, defende.

Levy também gosta de desconcertar o leitor ao retratar paisagens conhecidas dos curitibanos de ângulos diferentes: “Você olha minha foto e se pergunta: isso fica no Largo [da Ordem]? Porque não é aquela imagem do Largo que todo mundo está acostumado a ver”.

Sobre o trabalho de fotojornalismo, ele define como sendo a capacidade de exprimir algo grandioso com uma única foto. Mas não é só isso o que o atraiu para a profissão. “O que eu mais amo na fotografia é a liberdade. Liberdade de expressão. É o teu olhar ali, de mais ninguém”, finaliza.

Mais lidas