Portal da Prefeitura de Curitiba

Obras nos bairros

Nova ponte restabelece ligação de ruas no Santa Cândida

11/10/2017 14:17:00

Até o fim da próxima semana será possível novamente cruzar a Rua Itaciano Marcondes em direção às ruas Pedro Jacob Klock e Avelino Almeida Cardoso, no Santa Cândida. Desde segunda-feira (9/10), a Prefeitura trabalha na implantação de uma nova ponte de madeira na região.

A antiga ponte estava danifica e perigosa para carros e pedestres que passavam pela região. Em vistoria, o Departamento de Pontes e Drenagem decidiu interditar a antiga passagem. Desde janeiro, a Prefeitura já fez a troca de nove pontes de madeira na cidade, um investimento de R$ 445 mil.

A nova ponte de madeira no Santa Cândida deve ficar pronta em sete dias, caso não ocorram muitas chuvas no período de obras. Quando chove o trabalho não é feito, pois a correnteza dos rios aumenta, o que torna perigoso o serviço dos funcionários. O investimento da Prefeitura é de R$ 44,8 mil na obra que vai beneficiar todos os moradores e motoristas que passam pela região.

“Aqui no bairro tem bastante criança e com o horário de verão eles vão se reunir para andar de bicicleta e brincar. É bom que a ponte esteja boa”, disse Diair Alves, 39 anos, moradora há seis anos na Rua Itaciano Marcondes, bem próxima à ponte.

Vários veículos do transporte escolar também utilizam a ponte para levar e buscar as crianças nas escolas da região. “Antes a ponte estava caindo, estava feia e perigosa. Eu tenho duas crianças e ficava preocupada. Precisava trocar a ponte, está ficando bom”, definiu Diair.

Nesta terça-feira (10/10) os funcionários contratados pela Prefeitura trabalhavam na construção da cabeceira da nova ponte. Grandes estacas foram instaladas para ser feito um novo suporte onde será fixada as longarinas que formarão o piso da ponte.

A nova ponte terá seis metros de largura e quatro metros de extensão. Segundo Erineu José Rodrigues, do setor de conservação do Departamento de Pontes e Drenagem, e encarregado da obra, a nova ponte é feita com madeira de cambará. “É uma madeira boa, de qualidade e própria para esta finalidade”, explicou.

Em todos os bairros

O serviço de trocas de pontes e manutenção de pontes e passarelas é feito em todos os bairros de Curitiba. Os pedidos podem ser feitos pelo 156 e nas Administrações Regionais. Até setembro, a Prefeitura trocou nove pontes novas de madeira, um investimento de R$ 445 mil.

As novas pontes foram construídas nos bairros Cajuru, CIC (quatro), Portão, Barreirinha, Boqueirão e Abranches. Além da construção das pontes de madeiras, a Prefeitura fez manutenção em outras 14 pontes, com trocas de corrimão, tablados e guias.

O serviço de conservação das pontes de madeira foi feito nas dez Administrações Regionais da cidade. O investimento na manutenção foi de R$ 42 mil.

“Este trabalho de manutenção e troca de pontes faz muita diferença para as pessoas que moram nas regiões próximas a rios e córregos. A Prefeitura trabalha em toda a cidade para manter a qualidade destas pontes”, disse Eduardo Pimentel, vice-prefeito e secretário de Obras Públicas e Infraestrutura.

Mais lidas