Portal da Prefeitura de Curitiba

principal
  • miniatura

Zoológico

Estudantes viram tratadores de animais por um dia

11/10/2017 17:15:00

Uma turma de 22 alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto conferiu de perto a rotina dos tratadores de animais do Zoológico de Curitiba, no Boqueirão, nesta quarta-feira (11/10). Tratador por um Dia, projeto da Educação Ambiental do Zoo, é mais uma oportunidade de aprender incluída no programa Linhas do Conhecimento, que apresenta locais de relevância da cidade para os estudantes da rede municipal.

Com a orientação dos profissionais, os estudantes pesaram e calcularam a quantidade certa de comida conforme a dieta dos bichos e depois levaram as rações para os recintos. O programa Linhas do Conhecimento leva os estudantes das escolas municipais para aprender em espaços diversos da cidade, fora da sala de aula.

A professora da turma, Taciana Faria, destacou a importância da formação cidadã dos estudantes. “No Zoológico viemos analisar também o comportamento do ser humano no espaço social”, contou. Docente de Língua Portuguesa, ela também já trabalhou o tema do ‘empoderamento’ feminino com os estudantes.

Antes de passar para o refeitório dos funcionários do Zoo, onde os insumos estavam separados para que fossem montadas as rações, a responsável pela Educação Ambiental, Cláudia Bosa, explicou como funciona a atividade e por que é necessário prestar atenção às quantidades dos ingredientes. Como parte do processo de sensibilização, ela contextualizou o surgimento dos zoológicos e destacou o papel destes locais nos dias atuais – que é de, principalmente, dar uma nova chance e cuidar de animais apreendidos irregularmente da natureza.

Para a aluna Brenda Souza, de 15 anos, a experiência foi transformadora. “Estar aqui e entender como acontece o cuidado com os bichos muda a nossa cabeça em relação do zoológico”, reconheceu. Sua colega de sala, Simone Chrysttine de Sousa, concorda. “Procuramos saber pouco sobre o local e acabamos repetindo opiniões de outras pessoas, não temos ideia de como funciona essa rotina de cuidados com os animais”, disse.

Criatividade

Algumas semanas atrás, a mesma atividade no Zoológico de Curitiba foi aproveitada em uma rota do Linhas do Conhecimento para ajudar os alunos a entender o uso social da matemática. Participaram os alunos do 9º ano da Escola Municipal Papa João XXIII.

Mais lidas