Portal da Prefeitura de Curitiba

voltar

principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Rádio Escola

Estudantes da rede municipal conhecem emissora de rádio

11/10/2018 17:20:00 | Fonte: SME

Meninas do do 4º ano da Escola Municipal Margarida Orso Dalagassa, no bairro Tatuquara, tiveram um dia de radialista nesta quinta-feira (11/10), na sede da Difusora, no Cristo Rei.

Como parte do projeto Rádio Escola, Ana Júlia Pontes dos Santos e Eyshila Kauane Santos da Rosa, 9 anos, foram conhecer os estúdios da Difusora AM, Ouro Verde e Caiobá FM, acompanhadas da professora Suzana Rubin e da diretora Maria Cecília Santos Araújo Colatusso.

“Na nossa rádio a gente se coloca no lugar do repórter de verdade, aprendemos muito, temos que transmitir informações corretamente”, disse a pequena. A amiga Eyshila contou que adora produzir os programas e trabalhar em conjunto com os colegas. “É muito legal”, disse. Elas participaram de um programa da Difusora e conheceram os estúdios e a parte administrativa das rádios.

Segundo a professora, o desenvolvimento dos estudantes que participam da rádio escola tem sido muito grande. “Eles ganham desenvoltura, melhoram a pronúncia, a escrita, enfim, o projeto começou tímido e conquistou a escola toda”, afirmou Suzana. Ela conta que os estudantes adoram colocar a mão na massa. “Se deixar, fazem tudo sozinhos. Eu só oriento”, brinca.

Desenvolvimento Sustentável

Na escola, o projeto de rádio dá suporte a um trabalho muito mais amplo realizado desde julho com os estudantes, sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda da Nações Unidas com itens que buscam melhorar a vida das pessoas e as condições do planeta até 2030. São 17 objetivos que devem ser implementados por todos os países durante os próximos 15 anos, até 2030. Entre eles estão propostas como acabar com a fome e a pobreza, assegurar educação inclusiva, reduzir desigualdades, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, promover sociedades pacíficas.

O debate sobre os ODS é inserido nos diversos componentes curriculares. “Meu tema preferido é a redução das desigualdades”, conta Eyshila.

A diretora da escola conta que as crianças estão muito empolgadas. “É emocionante ver o empenho delas”, disse Maria Cecília. O trabalho sobre os ODS é feito em parceria com a Cátedra Ozires Silva de Empreendedorismo e Inovação Sustentáveis, centro de referência em empreendedorismo e inovação criado em 2011.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que na rede municipal de ensino são desenvolvidos diversos projetos e ações relacionados aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. “Programas, projetos e ações da secretaria estão alinhados aos 17 objetivos propostos pela ONU. Somos efetivamente signatários da Agenda 2030 e vamos conseguir atingir os ODS de maneira ainda mais eficaz se nossas crianças os tiverem internalizados por práticas pedagógicas”, disse Maria Sílvia.

Ouça os programas dos radialistas mirins: http://www.educacao.curitiba.pr.gov.br/noticias/radio-escola/13126

Saiba mais sobre os ODS: https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

Compartilhe

Leia mais

Mais lidas