Portal da Prefeitura de Curitiba

Parquinho

Espaços de lazer vão preservar áreas da Vila Acrópole, no Cajuru

14/07/2017 10:43:00

Os dias de férias ficaram mais divertidos para os moradores da Vila Acrópole, no Cajuru. A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) implantou três quadras de areia e um parquinho que em poucos dias já se tornaram pontos de encontro das crianças e moradores da região.

Os novos espaços foram criados para promover a recuperação ambiental de uma área, às margem do Rio Atuba, de onde foram retiradas dezenas de famílias que viviam em condições de risco, em moradias precárias. Todas foram reassentadas em casas e sobrados de alvenaria construídos pela Cohab.

São 38.604 m2 de área que, além das novas estruturas, ainda passará por limpeza e contará com a implantação de mais de mil metros de ciclovia e plantio de 1.340 mudas de árvores que servirão para a recomposição da vegetação nativa. Também serão criadas áreas de estar para o convívio das famílias, com pavimento e bancos de madeira.

As ações são parte do projeto de urbanização e regularização fundiária da Vila Acrópole, desenvolvido pela Cohab para beneficiar 4 mil famílias, a partir de três frentes: reassentamentos, obras de infraestrutura e recuperação de áreas degradadas e regularização fundiária com aprovação e titulação de lotes. “Primeiro tiramos as famílias de locais insalubres, investimos em obras de infraestrutura para depois, em uma nova etapa, recuperar a mata ciliar prejudicada pela ocupação indevida e titular os lotes em condição de habitação. A determinação é para que nossa equipe trabalhe cada vez mais para vencermos desafios, garantirmos moradia digna e ambientalmente saudável aos cidadãos.”, diz o prefeito Rafael Greca.

Folga no trabalho

O motorista Romário de Oliveira Moraes, de 23 anos acompanhou a mudança na região, a partir da intervenção do projeto e comemora os resultados que ela considera positivos. “Já melhorou bastante e até a conclusão vai ficar ainda melhor”, disse Romário.

O motorista aproveitou a folga no trabalho e a tarde de sol para brincar com os filhos Yasmin, de 3 anos, e Yori, de 2 anos, nos novos brinquedos. “O parquinho é um presente para as famílias que agora vão ter gosto de cuidar e manter limpo este lugar”, disse Romário.

Mesmo antes da instalação das traves acontecer as quadras de areia também já movimentam a meninada para dentro do alambrado. O espaço será usado para jogos, mas também para atividades de atletismo e brincadeiras variadas.

A dona de casa Raquel Antunes, de 17 anos, destacou a importância das crianças terem ganhado espaço seguro para brincar. “Antes a piazada ficava correndo pela rua, era perigoso. Agora eles se reúnem e acabam brincando todos juntos”, disse Raquel.

O estímulo para a preservação da área foi outro benefício apontado pela moradora. “Muita gente acabava jogando lixo aqui, mas agora vão passar a respeitar, ficou bom para todo mundo”.

Moradias

Outras frentes de trabalho que seguem em execução na Vila Acrópole são a construção de 40 moradias (17 em obras e 23 aguardando liberação de frente de serviço), a pavimentação de vias importantes como a Napoleão Cortês Filho e Rubens e o alargamento da Rua João Henrique Plois, além da implantação de redes de água e esgoto e serviços de drenagem.

“São obras que vão melhorar a qualidade de vida das pessoas, por isso, regulamos a qualidade dos serviços e readequamos o cronograma de execuções que estava em atraso, devido a condução feita pela administração anterior”, diz o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Os recursos para execução do projeto são da ordem de R$ 17,6 milhões, provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida no valor de R$ 2 milhões, do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

Mais lidas