Portal da Prefeitura de Curitiba

Abastecimento

Agudos do Sul volta a ter unidade do Armazém da Família

09/02/2018 16:38:00

A prefeita de Agudos do Sul, Luciane Maira Teixeira, e o secretário de Agricultura e Abastecimento de Curitiba, Luiz Gusi, reinauguraram nesta sexta-feira (9/2) o Armazém da Família do município vizinho, fechado pela administração anterior em outubro de 2016. Com a retomada do convênio, mil famílias da cidade, a 75 km da capital, agora podem voltar a comprar gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza adquiridos pela Prefeitura de Curitiba e que são, em média, 30% mais baratos que no varejo.

“Por determinação do prefeito Rafael Greca, estamos empenhados em consolidar o Mercado Comum Metropolitano, fortalecendo a integração dos municípios da Grande Curitiba, através do programa Pró-Metrópole. Para nós, é muito importante que a população de Agudos do Sul tenha acesso aos produtos dos Armazéns da Família, um dos programas que estão ajudando a tornar realidade este mercado comum”, afirmou Gusi. Ele ressaltou ainda o papel regulador de preço dos Armazéns em relação ao comércio. “Como o varejo corre atrás dos nossos preços, quem ganha é toda a população e isto não será diferente aqui em Agudos do Sul”, previu.

Reivindicação

A prefeita de Agudos do Sul lembrou que, desde o ano passado, a população da cidade vizinha vinha pedindo a reabertura do Armazém da Família. “Fizemos um grande esforço para a retomada deste convênio, que exige uma contrapartida financeira do município, pois ter um Armazém da Família na cidade é muito importante para garantirmos a nossa população de baixa renda o acesso a alimentos de qualidade com preços mais acessíveis”, reforçou Luciane Maira.

A unidade está localizada no centro de Agudos do Sul e, no mesmo local, estão sendo cadastradas as famílias atendidas. Moradores do município precisam ter renda de até 2,5 salários mínimos para fazer as compras na unidade conveniada. Ainda este ano, a prefeitura da cidade espera abrir uma segunda unidade, no distrito de Taquara Lisa. “Com este futuro Armazém da Família, esperamos atender mais mil famílias do município”, calculou a prefeita.

A aposentada Maria de Castro Paiva, 68 anos, foi uma das primeiras moradoras de Agudos do Sul a fazer compras na unidade reaberta no município. “Eu era cadastrada e comprava antes do Armazém ser fechado, em 2016. Agora posso ter novamente arroz, feijão e outros produtos a preço mais baixo”, disse ela. A dona de casa Maria Aparecida Lima, 55 anos, também comemorou a volta do programa de Curitiba para o município vizinho. “Aqui consigo economizar com comida e, a partir de agora, vou poder melhorar a alimentação lá em casa”, previu ela, que foi fazer a primeira compra no novo Armazém da Família acompanhada dos netos Bianca, 3 anos, e Felipe, 4 anos.

Gusi destaca ainda que, com a reabertura do Armazém da Família de Agudos do Sul, o  programa passa a atender 57,1 mil famílias da Região Metropolitana. “São moradores de nove cidades da Grande Curitiba, sendo que as pessoas que vivem em Almirante Tamandaré, Pinhais, São José dos Pinhais, Bocaiúva do Sul e, agora, Agudos do Sul contam com unidades conveniadas próprias (administradas pelos municípios) e os moradores de Campo Magro, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande e Campo Largo podem fazer compras nas 33 unidades da capital”, completa o secretário da Smab.

Novos produtos

A diretora de Abastecimento Social da Smab, Ivone Aparecida de Melo, destacou que, desde o início da gestão Greca, as unidades passaram por renovações internas e mais produtos foram incorporados às prateleiras.

“Itens inéditos passaram a ser vendidos, como carne de porco, linguiça fresca, tilápia em posta, azeite de oliva, requeijão, massa integral, vassoura, rodo, escova de lavar roupa, saco de pano e sacola retornável”, enumera Ivone. Ao todo, são comercializados nas gôndolas 365 itens, entre alimentos perecíveis e não-perecíveis, produtos de higiene e limpeza.

Também estiveram presentes na reabertura do Armazém da Família de Agudos do Sul o superintendente de Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz, o superintendente da Smab, Edson Rivelino Pereira, e o prefeito de Tijucas do Sul, Cesar Matucheski.

SERVIÇO:

Armazém da Família de Agudos - Avenida Brasil, 290 – Centro - Agudos do Sul

O cadastro no programa é feito no local.

Mais informações pelo fone (41) 3624-1244

Mais lidas