Portal da Prefeitura de Curitiba

principal
  • miniatura

População de rua

Acolhimento do mutirão de inverno teve 500 voluntários e 29 empresas colaboradoras

29/08/2017 19:07:00

O prefeito Rafael Greca homenageou nesta terça-feira (29/8) os voluntários e colaboradores que contribuíram na Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, desenvolvida pela Prefeitura para atender a população de rua no inverno. Em três meses de operação, o projeto contou com a colaboração de 500 voluntários e de 29 empresas, instituições e cidadãos que fizeram doações e garantiram o atendimento às pessoas que se encontravam nas ruas, sem abrigo. Todos receberam um documento de agradecimento.

“Acolhemos todos os voluntários e colaboradores e queremos dizer muito obrigado. O agradecimento é a memória do coração. Saúdo os jovens voluntários de todas as igrejas e organizações humanitárias que nos ajudaram a enfrentar o rigoroso inverno que está terminando”, disse o prefeito, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

Greca agradeceu aos funcionários da Fundação de Ação Social (FAS), aos guardas municipais, aos administradores regionais e demais servidores da Prefeitura pelo empenho no mutirão.

Os voluntários ajudaram no atendimento aos usuários nas Casas da Acolhida do Bairro Novo e Rebouças, implantadas pela Prefeitura para o acolhimento emergencial no período de frio. Sob a supervisão técnica de servidores da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política da assistência social no município, eles contribuíram fazendo o encaminhamento dos usuários para banho e a separação e entrega de roupas, servindo refeições e em ações de saúde e recreação. Ao todo, 1.007 pessoas foram acolhidas nos dois espaços.

O trabalho voluntário foi integralmente desenvolvido por pessoas ligadas a instituições religiosas. A Casa da Acolhida Rebouças contou a participação da Comunhão Cristã Abba; da Assembleia de Deus e das igrejas Adventista do Sétimo Dia, Quadrangular e Mundial. Na Casa da Acolhida do Bairro Novo a ação foi desenvolvida por voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia, também sob supervisão técnica.

Entre os colaboradores da Ação Inverno estão empresas, instituições religiosas e cidadãos que fizeram doações de alimentos, agasalhos, produtos de higiene e uso pessoal dos usuários (ver lista abaixo).

Entre os parceiros estão a Risotolândia Restaurantes Cooperativos que doou 19.200 cafés da manhã e 10.500 litros de sopa no jantar; a Anaconda Industrial e Agrícola de Cereais, que contribuiu com 6.500 pães; o terreiro de umbanda Casa da Vovó Benta, que colaborou com 5.200 marmitas, e o Exército Brasileiro/5ª Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC-AP Boqueirão), com 600 peças de roupas masculinas para adultos.

O pastor Rodriho Hahn, que falou em nome das igrejas evangélicas e da sociedade civil, disse que o voluntariado é uma oportunidade para a prática do bem e da solidariedade. “Ser voluntário é muito mais do que oferecer uma parte do seu tempo, fazer parte de uma maravilhosa corrente. É importante para quem doa e para quem recebe.”

Prioridade

Para atender a população em situação de rua, a Prefeitura inaugurou também, em 29 de junho, o Expresso Solidariedade, um ônibus adaptado que funciona como um refeitório móvel e é usado por voluntários para distribuição de refeições.

Entre os colaboradores do projeto está a Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e a Rotto Brasil Ind. e Com. de Plásticos Ltda, que bancou a adaptação do ônibus.

Presenças

Participaram da solenidade os voluntários e representantes das empresas e igrejas participantes da Ação Inverno, como o pastor Rodrigo Hahn, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, e o pastor Eduardo Izdrojewski, da Igreja Quadrangular; Roberta Martinez França, do Grupo Massa; Mário Chiguemito Yamasaki, presidente da Ascesme, Regino Boyko Junior, da Denjud Gestão de Serviços Integrados.  E, ainda, o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a presidente da FAS, Elenice Malzoni; a diretora de Atenção à População de Rua, Maria Alice Erthal; a assessora comunitária da FAS, Eliane Wosgerau Santos; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Dora Pizzatto; e os administradores regionais do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; do Boqueirão, Ricardo Dias; e da Matriz, Guacira Civolani.

Sopas, marmitas e pães

Risotolândia Restaurantes Cooperativos - 19.200 cafés da manhã e 10.500 litros de sopa no jantar.

Anaconda Industrial e Agrícola de Cereais - 6.500 pães

Casa da Vovó Benta - 5.200 marmitas

1ª Igreja Batista de Curitiba – PIB – pães - 80 pães/dia, de 2ª a 6ª feira - 5.200 pães

Padaria A Casa do Pão - Bread House - 1.560 pães

Denjub Refeições Coletivas Administração e Serviços Ltda Alimentação - 1.300 litros sopa

NatPães Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. - 1.000 pães

Pães Ninos - 50 pães

Associação Batista de Ação Social de Curitiba (Abasc)

Confeitaria Favo & Mel – margarina e doce em pasta

Pães e Doces Sensação

Outros alimentos

Vereador Serginho do Posto - batatas

Vereador Pier Petruzziello - legumes

Vereador Beto Moraes - batatas

Mercado Javron - 30 kg alimentos

Igreja Viva Cristo - seis cestas básicas

Ceasa - 600 kg mandioca, 600 kg milho, 600 kg mimosa e doação de legumes e frutas, todas as quintas-feiras

Sr. Armando - liderança comunitária - quatro caixas de legumes, verduras e frutas

Outras doações e ações

Omar Calçados - chinelos

Ultra Escovas Dentais - escovas de dente

Premisse - Higienização Profissional - sabonete líquido

Karsten S.A. - toalhas de banho e rosto

Exército Brasileiro/5ª Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC-AP Boqueirão) – 600 peças de roupas masculinas para adultos.

Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) - insumos

Fundação Cultural de Curitiba - uma caixa de livros